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OUVIDORIA CANAL DE INTEGRAÇÃO COM O CIDADÃO

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montagem com imagem do pátio interno do palácio piratini ao fundo, e crianças de mãos erguidas tentando pegar o logotipo da ouvidoria
ouvidoria acessível para todos - Foto: montagem Adilson Silva - OGE (fotos Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini e br.freepik.com)

O canal de ouvidoria fortalece o controle social, na medida em que, ao garantir a efetiva participação da sociedade consolida uma parceria na gestão pública que repercute em inúmeros benefícios para todos.

As demandas recepcionadas pela ouvidoria têm dupla funcionalidade, dá voz ao cidadão e ao mesmo tempo, auxilia no acompanhamento e avaliação dos atos do gestor público que busca a contínua melhoria na prestação dos serviços públicos.

Um canal de ouvidoria, devidamente estruturado com foco no cidadão, permite alinhar as políticas públicas com as práticas governamentais e possibilita conhecer as necessidades e expectativas da sociedade.

A parceria que o cidadão firma com o governo, por intermédio da ouvidoria, que acolhe a reclamação, sugestão, solicitação ou elogio, resulta na certeza que ele se faz representar diante da administração pública e que a sua voz será ouvida.

Essa parceria que transforma o cidadão descontente e desengajado em colaborativo, engajado e em prol da cidadania, permite a aproximação como o poder público e a proposta de soluções.

Ao reconhecer a importância desse processo de comunicação para a sociedade se legitima a co-criação do cidadão, que ao lado do gestor público, participa ativamente auxiliando na fiscalização dos atos públicos.

Texto: Carlos Renato Vargas de Abreu - Ouvidor-Geral do Estado do Rio Grande do Sul
Edição: Luci Batalha de Barros - Analista Jurídico OGE/RS

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