Ouvidoria Ipe Saúde
O QUE É A OUVIDORIA?
É um canal aberto para aproximar o Governo do Estado do Rio Grande do Sul de sua população, que atende exclusivamente assuntos relacionados com a gestão IPE SAÚDE.
O QUE VOCÊ PODE FAZER NA OUVIDORIA?
Através da OUVIDORIA DO IPE SAÚDE o cidadão pode enviar MANIFESTAÇÕES tais como: solicitações, sugestões, reclamações, elogios, e fazer a diferença para melhorar os serviços públicos.
DENÚNCIAS como: desvios de conduta, fraudes, irregularidades, corrupção são tratados pela Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, por isso possuem links diferenciados no início desta página.
O QUE ACONTECE COM A MANIFESTAÇÃO REGISTRADA:
A Ouvidoria recebe as suas demandas e encaminha ao departamento competente, monitorando-as até uma resposta final ao Demandante, cujo sigilo de sua identidade será preservado, se expressamente solicitado.
Etapas:
- Se for o primeiro acesso, tenha em mãos seus dados e faça seu cadastro.
- Se já for cadastrado, lembre-se de seu login e senha.
- Ao acessar o sistema, preencha com o maior número de informações possíveis.
- Revise os dados e conclua sua manifestação.
- Ao concluir, você receberá por e-mail o número do protocolo.
- O Sistema de Ouvidoria encaminhará sua manifestação para o departamento responsável pelo serviço;
- O prazo de conclusão de sua manifestação será de 20 dias, prorrogáveis por mais 10.
- Quando terminado o processo, o cidadão receberá resposta sobre seu encerramento.
PERGUNTAS FREQUENTES:
Acessar Guia Médico Hospitalar: http://smh.rs.gov.br/guia-medico/
Informamos que em função da pandemia, a entrega por parte dos correios está comprometida para alguns usuários.
O IPE não possui gerência sobre as entregas realizadas pelo referido setor, e atrasos ou extravios fogem ao controle do IPE Saúde.
Por esse motivo disponibilizamos o certificado provisório para uso do plano até que o cartão seja entregue.
Pedimos que utilize o mesmo até o final da sua validade, para somente então, caso necessário, solicitar outra via.
Todos os prestadores credenciados pelo IPE Saúde devem aceitar o certificado provisório, em substituição ao cartão IPE, sem exceções.
No site oficial do IPE há o passo a passo de como o prestador deve proceder.
Ainda, caso o certificado provisório venha a vencer antes do recebimento do cartão, é possível realizar a liberação de atendimento para o dia, através do site do IPE Saúde, nesse link: http://ipesaude.rs.gov.br/solicitacao-de-liberacao-de-atendimento
Os boletos são enviados pelos correios, para o endereço que consta no cadastro do IPE Saúde. É responsabilidade do segurado manter seus dados cadastrais atualizados. É possível atualizá-los através do site oficial, no menu para segurados em – ATUALIZE SEUS DADOS CADASTRAIS.
Em função da pandemia, a entrega de boletos por parte dos correios está comprometida para alguns usuários. O IPE Saúde não possuí gerência sobre as entregas realizadas pelo referido setor. Contudo, independentemente da situação, é possível realizar a emissão de uma nova via diretamente pelo site.
Para emitir boletos para o pagamento do IPE Saúde basta acessar o Menu "Segurados" com a matrícula IPE e a senha (a mesma das consultas), e ir em Emissão de DOC para pagamento – e escolha o seu plano (Optante, PAC, PAMES)
Consulte aqui o passo a passo de como proceder para emitir boletos:
http://ipesaude.rs.gov.br/boletos
Se ao acessar o site o boleto não estiver disponível, envie e-mail para plano-saude@ipesaude.rs.gov.br juntamente com a matrícula IPE e CPF para que seja verificado se o plano não foi cancelado por inadimplência.
A Lei 15.144 de 05 de Abril de 2018 criou o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul – IPE Saúde. Em sua estrutura básica, existe a Ouvidoria, que tem como funções receber, avaliar a procedência das solicitações, encaminhá-las aos setores competentes para o devido atendimento, acompanhar as providencias tomadas, cobrar soluções e dar o devido retorno ao interessado.
ATENDIMENTO:
DIGITAL: OUVIDORIA IPE SAÚDE
TELEFÔNICO: (51) 3288 1538
E-mail: ouvidoria@ipesaude.rs.gov.br
Horário de Atendimento: 9h às 12h
EQUIPE:
- Simone Silva Sheeffer - simone-scheeffer@ipesaude.rs.gov.br