Governo do Estado do Rio Grande do Sul
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Ouvidoria Ipe Saúde

O QUE É A OUVIDORIA?

É um canal aberto para aproximar o Governo do Estado do Rio Grande do Sul de sua população, que atende exclusivamente assuntos relacionados com a gestão IPE SAÚDE.

O QUE VOCÊ PODE FAZER NA OUVIDORIA?

Através da OUVIDORIA DO IPE SAÚDE o cidadão pode enviar MANIFESTAÇÕES tais como: solicitações, sugestões, reclamações, elogios, e fazer a diferença para melhorar os serviços públicos.  

DENÚNCIAS como: desvios de conduta, fraudes, irregularidades, corrupção são tratados pela Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, por isso possuem links diferenciados no início desta página.

O QUE ACONTECE COM A MANIFESTAÇÃO REGISTRADA:

A Ouvidoria recebe as suas demandas e encaminha ao departamento competente, monitorando-as até uma resposta final ao Demandante, cujo sigilo de sua identidade será preservado, se expressamente solicitado. 

Etapas:

  1. Se for o primeiro acesso, tenha em mãos seus dados e faça seu cadastro.
  2. Se já for cadastrado, lembre-se de seu login e senha.
  3. Ao acessar o sistema, preencha com o maior número de informações possíveis.
  4. Revise os dados e conclua sua manifestação.
  5. Ao concluir, você receberá por e-mail o número do protocolo.
  6. O Sistema de Ouvidoria encaminhará sua manifestação para o departamento responsável pelo serviço;
  7. O prazo de conclusão de sua manifestação será de 20 dias, prorrogáveis por mais 10.
  8. Quando terminado o processo, o cidadão receberá resposta sobre seu  encerramento.

PERGUNTAS FREQUENTES: 

Informamos que em função da pandemia, a entrega por parte dos correios está comprometida para alguns usuários.

O IPE não possui gerência sobre as entregas realizadas pelo referido setor, e atrasos ou extravios fogem ao controle do IPE Saúde.

Por esse motivo disponibilizamos o certificado provisório para uso do plano até que o cartão seja entregue.

Pedimos que utilize o mesmo até o final da sua validade, para somente então, caso necessário, solicitar outra via.

Todos os prestadores credenciados pelo IPE Saúde devem aceitar o certificado provisório, em substituição ao cartão IPE, sem exceções.

No site oficial do IPE há o passo a passo de como o prestador deve proceder.

Ainda, caso o certificado provisório venha a vencer antes do recebimento do cartão, é possível realizar a liberação de atendimento para o dia, através do site do IPE Saúde, nesse link: http://ipesaude.rs.gov.br/solicitacao-de-liberacao-de-atendimento

Os boletos são enviados pelos correios, para o endereço que consta no cadastro do IPE Saúde. É responsabilidade do segurado manter seus dados cadastrais atualizados. É possível atualizá-los através do site oficial, no menu para segurados em – ATUALIZE SEUS DADOS CADASTRAIS.
Em função da pandemia, a entrega de boletos por parte dos correios está comprometida para alguns usuários. O IPE Saúde não possuí gerência sobre as entregas realizadas pelo referido setor. Contudo, independentemente da situação, é possível realizar a emissão de uma nova via diretamente pelo site.

Para emitir boletos para o pagamento do IPE Saúde basta acessar o Menu "Segurados" com a matrícula IPE e a senha (a mesma das consultas), e ir em Emissão de DOC para pagamento – e escolha o seu plano (Optante, PAC, PAMES)

Consulte aqui o passo a passo de como proceder para emitir boletos:

http://ipesaude.rs.gov.br/boletos

Se ao acessar o site o boleto não estiver disponível, envie e-mail para plano-saude@ipesaude.rs.gov.br juntamente com a matrícula IPE e CPF para que seja verificado se o plano não foi cancelado por inadimplência.

A Lei 15.144 de 05 de Abril de 2018 criou o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul – IPE Saúde. Em sua estrutura básica, existe a Ouvidoria, que tem como funções receber, avaliar a procedência das solicitações, encaminhá-las aos setores competentes para o devido atendimento, acompanhar as providencias tomadas, cobrar soluções e dar o devido retorno ao interessado.

ATENDIMENTO:

DIGITAL: OUVIDORIA IPE SAÚDE

TELEFÔNICO: (51) 3288 1538

Horário de Atendimento: 9h às 12h

EQUIPE:

  • Simone Silva Sheeffer - simone-scheeffer@ipesaude.rs.gov.br

Ouvidoria-Geral