Painel debate utilização de dados abertos do governo pela sociedade
Publicação:

Matéria publicada no site da Casa Civil/RS em 09/05/14
Refletir sobre o uso dos dados governamentais pela sociedade. Esse foi o tema discutido no painel "Os dados estão abertos, e agora?", promovido pela Casa Civil, por intermédio da Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência. O debate ocorreu logo após o lançamento oficial do portal Dados RS, nesta quinta-feira (08), durante o 15º Fórum Internacional Software Livre (FISL 15), que ocorre até sábado (10) no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.
"Se há transparência, teremos maior vigilância, e esse portal de dados abertos do Estado do Rio Grande do Sul permitirá que os cidadãos possam exercer esse monitoramento", afirmou o professor da PUCRS André Pase.
Os painelistas falaram ainda sobre a reutilização dos dados como oportunidade de negócios para empresas, a chamada economia de dados. Também foi discutido o uso dessa ferramenta pelos cidadãos em geral, na busca da prestação de novos serviços públicos ou no cruzamento e reinterpretação para fins de controle social e engajamento cívico.
O painel contou com participação da subchefe de Ética Controle Público e Transparência da Casa Civil, Juliana Foernges, da coordenadora do evento pela Procergs, Karen Lopes, e do sócio-fundador da empresa de inovação tecnológica Lung, Domingos Secco. "O governo do Rio Grande do Sul desenvolve uma política orientada a dados abertos, e o portal RS Dados amplia e qualifica essa abertura", disse Juliana.
Dados abertos
O portal Dados RS possibilita a publicação e a disseminação das informações públicas na internet, organizadas de maneira que permita sua reutilização em aplicativos digitais desenvolvidos pela sociedade. O acesso aos dados concede ao cidadão mecanismos de controle social e, em consequência, o aprimoramento da democracia. Também serve como uma possibilidade de geração de valor econômico, visto que possibilita a criação de mais empregos e empresas ao desenvolver a agregação de valor a esse instrumento.
A nova ferramenta do governo do RS (dados.rs.gov.br) publica 63 datasets, de sete áreas distintas do Executivo, entre elas, segurança, educação, saúde, trânsito e finanças.
Ao final do painel, o governo fez um chamamento para o público presente ampliar o acesso aos dados e integrar o Comitê Gaúcho de Dados Abertos, para priorizar e auxiliar na definição de novas informações a serem publicados no formato aberto.
Texto: Josiane Picada
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305