Subchefia de Ética participa de evento alusivo ao mês da Consciência Negra
Publicação:

A Subchefia de Ética participou na tarde desta terça-feira (22/11), do evento “Reflexões sobre as relações étnico-raciais e a problematização do racismo institucional”, o qual trouxe temas relacionados ao ambiente de trabalho e o envolvimento da arte com a história do racismo, em alusão ao mês da Consciência Negra.
No primeiro momento, tivemos a fala do Governador Ranolfo Vieira Junior comentando a importância de eventos como este em um ambiente histórico como o Palácio Piratini, bem como ressaltou o trabalho realizado pela Delegacia de Combate à Intolerância - implantada em sua gestão.
A primeira-dama, Sônia Vieira, trouxe a mensagem que não basta não sermos racistas. Precisamos ser antirracistas e buscarmos um mundo cada vez mais amoroso e fraterno.
Dando sequência ao evento, a historiadora da arte Izis Abreu apresentou “Arte e Letramento racial” com o intuito de destacar a história do racismo e a explicação das diferenças entre racismo, preconceito racial e discriminação racial.
Para encerrar o evento, a psicóloga organizacional Sirley Carvalho explanou “Machismo estrutural e o racismo no mercado de trabalho: uma reflexão sobre educação e privilégios de vozes”, trazendo em sua apresentação a elucidação no ramo de Recursos Humanos e como o machismo e racismo podem ser identificados no nosso dia-a-dia.
A participação de servidores públicos foi de número expressivo, confirmando mais uma vez a importância do tema no ambiente de trabalho, mas também na sociedade em geral. O evento contou com a mediação da Jornalista e servidora, Clarissa Lima, e com apresentação artística de Nina Fola.
Lembrando que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul conta com um canal de denúncias a respeito de irregularidades e/ou condutas contrárias à ética ou à lei envolvendo o serviço público do Governo Estadual.
Site: www.centraldocidadao.rs.gov.br ou E-mail: denuncia@casacivil.rs.gov.br