Ouvidoria do SUS completa 10 anos e realiza encontro para qualificar equipes
Cerca de 211 mil atendimentos realizados em uma década
Publicação:
A Ouvidoria do SUS no Rio Grande do Sul completou, neste 13 de novembro, 10 anos do decreto estadual que a regulamentou. Nesse período houve cerca de 211 mil atendimentos realizados pelo serviço que é um espaço de cidadania e de comunicação entre o cidadão e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para marcar o aniversário de uma década, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) promove o Encontro Gaúcho de Redes de Ouvidorias do SUS. O evento foi aberto nesta quarta-feira (13/11) no auditório do Centro Administrativo do Estado e prossegue até a quinta-feira (14/11).
Com cerca de 200 pessoas participantes vindas de todas as regiões do Estado, o encontro é direcionado aos gestores da área da saúde, estudantes, residentes, ouvidores estaduais, interlocutores internos da ouvidoria, ouvidores municipais e ouvidores hospitalares, e tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre a trajetória, diretrizes e perspectivas da Ouvidoria Estadual do SUS, além de realizar um diagnóstico e análise da rede.
A ouvidora-geral do Estado, Viviane Migliavacca, parabenizou a atuação da Ouvidoria do SUS. “A Ouvidora-Geral, assim como a Ouvidoria do SUS, funcionam no mesmo espaço no térreo do Centro Administrativo. Por isso percebo no dia a dia a dedicação e a seriedade do trabalho desenvolvido no atendimento aos cidadãos”, disse a ouvidora-geral.
“A Ouvidoria é um espaço de respeito às pessoas, que valoriza a voz cidadão e que fortalece o SUS”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann, durante a mesa de abertura do encontro.
“A Ouvidoria tem um importante papel de transparência ativa, sempre respeitando e fortalecendo as diretrizes e os princípios do SUS”, destacou a representante da Ouvidoria-Geral do SUS, do Ministério da Saúde, Micaella Soares Araújo.
Nova marca
A Ouvidoria do SUS é um instrumento voltado para garantir que as manifestações e contribuições da população subsidiem as ações dos gestores na avaliação e melhoria da qualidade dos serviços de saúde, permitindo a construção de uma sociedade mais informada e participativa.
Através dela, a pessoa pode registrar suas sugestões, solicitações, reclamações, elogios e denúncias, assim como solicitar informações relativas à saúde. O prazo de respostas das manifestações é de até 30 dias, podendo ser prorrogado, de forma justificada, uma única vez, por igual período.
Além do nível central, a ouvidoria conta com 18 ouvidorias regionais, uma em cada coordenadoria regional de saúde e com uma rede de ouvidores e interlocutores internos aos departamentos.
Durante o encontro, a Ouvidoria Estadual do SUS lançou uma nova marca, que será usada em materiais de divulgação e documentos. “A nossa marca foi modernizada e incluímos o cidadão no centro da imagem”, explicou a ouvidora estadual do SUS, Luiza Plentz.
Durante o encontro foi realizada a entrega simbólica dos kits de ouvidoria que beneficiarão 38 ouvidorias municipais no Rio Grande do Sul. Os kits são compostos por monitor, computador, telefone, fones de ouvido com microfone e cadeira executiva. Os kits estão sendo adquiridos através de parte de um recurso de R$ 1,4 milhão do Ministério da Saúde para custeio e investimento nas ouvidorias do SUS no Rio Grande do Sul. Os critérios de destinação para os municípios contemplados foram definidos em resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), constituída por representes da SES e das secretárias municipais de saúde.
Foram contemplados os municípios de Alvorada, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Candelária, Canoas, Caxias do Sul, Ciríaco, Cruz Alta, Espumoso, Gravataí, Ijuí, Jacutinga, Montenegro, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Quaraí, Rio dos Índios, Rio Grande, Rosário do Sul, Sananduva, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Gabriel, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, São Sepé, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Teutônia, Três Arroios, Três Coroas, Uruguaiana, Venâncio Aires, Vera Cruz e Vitória das Missões.
Canais de atendimento
Telefone: 0800 6450 644
WhatsApp: (51) 98405-4165
E-mail: ouvidoria-sus@saude.rs.gov.br
Presencial: av. Borges de Medeiros, 1.501, térro - bairro Praia de Belas, Porto Alegre
Horário: segunda a sexta-feira, das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:30
° Clique aqui e acesse formulários de atendimentos e mais informações.
Texto: Ascom SES
Edição: Ascom Casa Civil