Alunos autografam livro realizado pela Rede Escola de Governo, Casa Civil e Unilasalle
Publicação:

O lançamento do livro "Rede Escola de Governo: Gestão de Políticas Públicas para a Cidadania, Participação e Responsabilidade Social" aconteceu nesta quinta-feira (5), no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa em Porto alegre. A publicação é fruto do curso de especialização em Cidadania, Transparência e Controle Social, promovido pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), por meio da Rede Escola de Governo, e Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, em parceria com o Unilasalle.
A diretora-presidente da FDRH, Sandra Bitencourt, falou sobre a importância e o significado do lançamento. “Temos aqui especialistas de diferentes secretarias que se dispuseram a voltar para a sala de aula e a levar consigo sua bagagem, seu conhecimento, seu conjunto de perguntas a fazer. Estudaram, construíram e constituíram seus projetos e artigos que hoje estão reunidos neste livro. Trabalhamos com a perspectiva de formação continuada, que não para, que se multiplica e que é enriquecida pelo trabalho, com a leitura, com a crítica. Não treinamos. Permitimos que o ser humano, que também é servidor do estado, consiga se empoderar e oferecer o que tem de melhor, a partir do seu conhecimento e da sua sensibilidade”, destacou Sandra.
Alunos e professores, autores dos 18 artigos que compõem a obra, autografaram a publicação durante a programação paralela da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Servidora da Susepe há quase 30 anos, a agente penitenciária Janaina Güntzel destaca a experiência da formação. “Foi maravilha. Como servidores, nos sentimos valorizados quando podemos fazer um curso como esse. Na época eu trabalhava na corregedoria da Susepe, então levamos várias dúvidas para discussão conseguimos abordar assuntos do dia a dia. O livro foi uma surpresa que me deixa feliz. Já plantei uma árvore, tenho dois filhos maravilhosos e agora tenho um livro. Sou completa”.
A subchefe de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, Juliana Foernges, agradeceu aos novos especialistas pela dedicação à formação que foi construída em conjunto pela FDRH e Casa Civil. "É uma temática recente no âmbito da administração pública, não está ainda internalizada. Nada melhor que os servidores começarem o processo de internalização desses conceitos de transparência, controle social e empoderamento da sociedade nas questões publicas que estão aí", destacou.
O secretário de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas e diretor-presidente da FDRH na ocasião em que a Rede Escola de Governo foi criada, Jorge Branco, e a secretára de Estado da Saúde, Sandra Fagundes, prestigiaram o evento.
Esta é a segunda publicação resultante dos cursos do Pós-graduação oferecidos em parceria com Instituições de Ensino Superior (IEs). O primeiro foi “Políticas Públicas na Perspectiva de Gênero e Promoção da Igualdade racial: diálogos interdisciplinares”, lançado em junho e que reúne textos produzidos pelas alunas e professores do curso de especialização homônimo realizado em parceria com a PUCRS. Em dezembro, quando a FDRH comemora 42 anos de fundação, deverão ser lançados outros quatro, fruto de formações em parceria com UFRGS, UFPel, UNICRUZ e URI, além do livro sobre a própria Rede Escola de Governo.