Governador defende software livre na abertura oficial do FISL 15
Publicação:

Matéria publicada no site do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em 07/05/14
O governador Tarso Genro participou da abertura oficial do 15º Fórum Internacional Software Livre (FISL 15), nesta quarta-feira (7), no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Considerado o maior evento do setor na América Latina, o encontro visa proporcionar uma discussão técnica, política e social sobre software livre de forma integrada.
"O software livre significa um agregador extraordinário da democracia. Ele permite transparência na gestão, participação direta do cidadão e oferece acesso socializado do conhecimento e da informação. É a tecnologia da liberdade. Nos permite olhar e controlar os controladores", disse o governador, referindo-se à relação da democracia com políticas de segurança e privacidade, que é tema do fórum.
Evento
O Fórum acontece anualmente em Porto Alegre. Por três dias, reúne personalidades, promove debates, discussões, palestras e novidades nacionais e internacionais do mundo do software livre. "São 15 anos contando a história dessa tecnologia que liberta e foi construída de forma colaborativa, culminando com a aprovação do Marco Civil na Internet," explicou o coordenador geral da Associação de Software Livre e do evento, Ricardo Fritsch, sobre a lei que regula o uso da internet no Brasil, aprovada pelo Congresso Nacional, em abril deste ano.
Na visita ao FISl 15, o governador participou da assinatura de convênio entre Badesul e Procergs, com objetivo de oferecer infraestrutura de rede no Estado, através do Programa RS Mais Digital – Cidades. A ação ocorreu no estande do Governo do Estado, local onde serão lançadas pelo Governo nesta quinta-feira (8) três ferramentas: Portal de Dados Abertos, RS Móvel e Login Cidadão. Tarso visitou os demais estandes, conversou com participantes e assinou documento de apoio à criação do Partido Pirata, uma iniciativa que visa integrar formalmente grupo de ativistas do segmento na cena democrática do país.
RS Móvel
Primeiro aplicativo gratuito de serviços do Governo disponível para celular (IOS ou Android). A nova versão do RS Móvel dobrou o número de serviços disponibilizados pelo Estado. Agora são aproximadamente 50 itens.
Novos serviços do RS Móvel
- Serviços da CEEE - informações sobre o serviço de falta de luz via torpedo e agenda da Central de Atendimento
- Serviços da Central do Cidadão
- Serviços de Proteção a Mulher - Rede Lilás
- Serviços telefônicos de Saúde, Corsan, Junta Comercial e Emergência
- Acompanhamento de pedidos, denúncias, informações e Ouvidoria
- Informações sobre a Copa 2014 em Porto Alegre
Portal de Dados Abertos
O Dados RS é o portal de dados abertos do Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de fomentar o desenvolvimento colaborativo de soluções em tecnologia que tenham impacto na vida do cidadão. É um conjunto de informações em um formato mais útil, que permitirá que cidadãos, setor privado e organizações não-governamentais possam utilizá-los de maneiras inovadoras. Os dados abertos também servem como uma possibilidade de geração de valor econômico, visto que permite a criação de mais empregos e empresas quando da agregação de valor aos dados abertos.
Login Cidadão
O Login Cidadão tem o objetivo de unificar o cadastro e autenticação do cidadão junto às ferramentas e serviços digitais de Governo, facilitando o cadastramento e o relacionamento das pessoas com o Executivo e abrindo caminho para a adoção de uma Identidade digital padronizada para os gaúchos.
Texto: Anamaria Bessil
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305