Governo lança plataforma digital para facilitar a relação do cidadão com o Estado
Publicação:

O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (8) a plataforma MEU RS, durante a programação do 15º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl). A partir de agora, os gaúchos passam gradualmente a ter acesso a todos os serviços digitais do Estado em um só lugar e com um único cadastro. Desenvolvida com padrões e softwares livres, a plataforma está no ar no endereço.
De acordo com o secretário-Geral de Governo, Vinícius Wu, o MEU RS será "uma porta de entrada pra acessar os serviços do governo". O canal promove a integração dos serviços por meio de um Login Cidadão e pretende facilitar a relação da sociedade com o poder público. Conforme Wu, o objetivo é "não apenas tornar o governo mais acessível e eficiente, mas buscar um modelo de gestão mais transparente e democrático".
Ao apresentar o funcionamento da plataforma, o articulador de Políticas Digitais do Gabinete Digital, Uirá Porã, ressaltou a facilidade de, em uma única conta, o usuário ter acesso a todos os serviços, garantindo melhor visualização, possibilitando o recebimento de notificações importantes e personalizando sua experiência.
Canais de participação
Com um apenas um cadastro, qualquer pessoa poderá navegar pelos canais de participação e prestação de serviços que requerem autenticação. Uma só conta, personalizada, com segurança e privacidade. "Mais do que ser convidado a participar, o cidadão pode tomar se apropriar do processo", afirmou Porã. O MEU RS também garantirá a existência de um cadastro único dos usuários dos serviços do Estado, melhorando a qualidade do retorno oferecido pelo poder público à sociedade.
Durante a atividade, Porã anunciou que o usuário que fizer o cadastro no MEU RS receberá um cupom a mais para concorrer nos sorteios da Nota Fiscal Gaúcha. A plataforma integra os canais de consulta e participação do Gabinete Digital, além de servir como pré-cadastro necessário para participar da Votação de Prioridades, a última etapa do processo de Participação Popular e Cidadã conduzido pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag), que ocorre nos dias 2, 3 e 4 de junho.
A participação da Votação por meio do MEU RS também dará direito a um cupom extra nos sorteios da Nota Fiscal Gaúcha. Após o lançamento do MEU RS, a equipe que desenvolveu a plataforma deu uma palestra para os participantes do Fisl sobre os aspectos técnicos que envolveram a criação do canal.
Desenvolvido pelo Gabinete Digital em conjunto com a Procergs, a Seplag e a Sefaz, o MEU RS é o primeiro passo no sentido de implementar uma identidade digital do cidadão gaúcho, por meio da qual será possível autenticar-se enquanto pessoa física para acessar os mais diversos serviços disponíveis à cidadania, incluindo o Detran RS e a Delegacia Online, por exemplo.
A transição deve se dar de forma gradual, e as contas já criadas nos serviços individualizados permanecem válidas até a integração total dos serviços. Os usuários de serviços em processo de integração serão notificados quanto à necessidade de recadastramento no novo portal.
Texto: Cristina Rodrigues
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305