Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Casa Civil
Início do conteúdo

Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública realizam pesquisa sobre indicadores de qualidade das ouvidorias

Indicadores auxiliam no desenvolvimento contínuo do atendimento e contribuem para o alcance dos objetivos da organização

Publicação:

imagem com nove pessoas de pé, uma ao lado da outra, atrás de uma mesa em circulo, com três homens a esquerda, duas mulheres ao centro, e quatro homens a direita.
Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública
Por Ministério da Justiça e Segurança Pública

Brasília, 03/12/2020 - O Grupo de Trabalho composto por titulares das Ouvidorias do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) dos estados de São Paulo, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal entregou, hoje (3), uma proposta de implementação do método de cálculo dos Indicadores de Qualidade das Ouvidorias. O GT está reunido desde o dia 1º de dezembro para a análise crítica e consolidação dos dados levantados junto às Ouvidorias do Susp no âmbito estadual (27 unidades) e federal (Ouvidorias da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal). O projeto foi apresentado pelo Ouvidor-geral do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ronaldo Bento, ao chefe de Gabinete do Ministro, Rodrigo Hauer, ao secretário-executivo Adjunto, Washington Bonini, e ao chefe de Gabinete da Senasp, Agrício da Silva

O objetivo da pesquisa foi conhecer a opinião em relação a uma proposta de ampliação dos indicadores de qualidade das ouvidorias. Foram avaliadas a percepção em relação à relevância para a formação dos indicadores e a facilidade de levantamento dos dados para a mensuração dos índices de qualidade.

Além do resultado da aplicação do método de cálculo dos Indicadores de Qualidade das Ouvidorias, também foi apresentado o estágio atual do Índice de Qualidade das Ouvidorias por atributo pesquisado e de forma global. Os atributos da pesquisa envolveram boas práticas de ouvidoria subdivididas em três dimensões: estrutura (8 atributos); recursos humanos (7 atributos); e processos (8 atributos).

Para o ouvidor-geral, Ronaldo Bento, o propósito desse indicador de qualidade é verificar o grau de maturidade das ouvidorias do Susp em nível estadual para apontar melhorias. “Em 2020, pela primeira vez conseguimos que todos os estados e Distrito Federal tivessem ouvidorias do Susp. Com base em alguns indicadores, realizamos a pesquisa para entender o cenário e as condições das ouvidorias para propor ações que melhorarem a capacidade operacional desse órgão tão importante de participação e controle social”, disse Ronaldo.

Grupos Temáticos

A solicitação para a criação do Grupo de Trabalho foi feita pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, durante a primeira reunião do Fórum Nacional de Ouvidores (FNOSP) de 2020, ocorrida em 19 de agosto, quando foi instituído o grupo temático com a participação de um representante de cada região do País. O GT é coordenado pela Ouvidoria-geral do Ministério da Justiça e Segurança Pública e conta com o suporte administrativo das equipes da Divisão de Análise de Dados Estatísticos, da Divisão Ouvidoria, da Coordenação de Transparência e Acesso à Informação, além do assessor técnico do ouvidor-geral.

A criação de grupos temáticos no âmbito do Colegiado atende ao disposto no Decreto Nº 9.866, de 27 de junho de 2019, que instituiu o Fórum Nacional de Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública (FNOSP), bem como ao disposto no Regimento Interno do Fórum.

Categoria
Justiça e Segurança
Ouvidoria-Geral