Ouvidoria recebe visita do Observatório Social de Gravataí, Guaíba e Cachoeirinha - Foto: Thallya Onzi Scariot
Por THALLYA SCARIOT - ASSESSORIA OUVIDORIA-GERAL DO ESTADO

Com o objetivo de estreitar os laços, a Ouvidoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, recebeu na manhã desta quinta-feira, 18 de maio de 2023, a visita do Observatório Social de Gravataí, Guaíba e Cachoeirinha.

Durante a reunião, foram debatidas diversas iniciativas conjuntas entre as duas entidades, com foco nos serviços prestados, buscando ampliar uma parceria.

Viviane Migliavacca, expressou sua satisfação ao receber os Observatórios Sociais, destacando sua relevante contribuição por meio de seu trabalho e a importância da atuação do mesmo: "É muito importante o trabalho desenvolvido pelo Observatório Social, além de ser um grande aliado da sociedade em diversos setores." Observou a Ouvidora-Geral.

Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, o Observatório Social do Brasil prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

As unidades dos OSB (municipais e estaduais) são organizadas em rede, coordenada pelo Observatório Social do Brasil (OSB) – instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada.

Além de fomentar e apoiar a consolidação do Sistema OSB de Controle Social, a partir da padronização dos procedimentos de monitoramento e controle da gestão pública, além da disseminação de ferramentas de educação fiscal e de inserção da micro e pequena empresa no rol de fornecedores das prefeituras municipais.

Também participaram da reunião, OSB Gravataí - Luiz Fernando Rodrigues (Presidente), OSB Cachoeirinha - Gustavo das Neves (Presidente) OSB Guaíba, Rosane Villanova (Presidente e Vice Presidente) e as servidoras Bárbara Zucchetti (assessoria da OGE/RS), Márcia Chaves (Chefe de Divisão SIC/LAI da OGE/RS) e Carolina Vendruscolo (Chefe de Divisão de Manifestações da OGE/RS).