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OUVIDORIA, UM CANAL ABERTO PARA OUVIR A SOCIEDADE

As Ouvidorias são ferramentas valiosas de aproximação do governo com o cidadão.

Publicação:

fotografia de pessoas dando as mãos
O cidadão é nosso consultor gratuito - Foto: yanalya / Freepik

PALAVRA DO OUVIDOR-GERAL DO ESTADO - JUNHO 2019"

Em recente entrevista à Agência Brasília, José dos Reis de Oliveira, Ouvidor-Geral do Distrito Federal, destacou que “o cidadão é nosso consultor gratuito. Ele sabe onde está o problema. Às vezes, sabe até como resolver e aponta soluções”. Ao considerar a importância das manifestações populares fez também o registro que “Não tenho dúvidas de que a ouvidoria é uma grande aliada para a construção de políticas públicas eficientes”.

Uma ouvidoria devidamente estruturada atende as demandas da sociedade ao mesmo tempo em que convida o cidadão para um processo de co-criação com o governo, portanto, podemos afirmar que se caracteriza como um canal que valoriza a cidadania e a participação social.

Saber ouvir e extrair daquela simples demanda uma sugestão de melhoria ou de correção dos rumos da gestão é um dos propósitos da ouvidoria.

Para promover uma gestão moderna, transparente e alinhada às melhores práticas de governança pública, a Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) inaugurou em 5 de abril deste ano o Espaço Integridade, destinado ao acolhimento presencial e tratamento estratégico de informações recebidas pela Ouvidoria. Na solenidade de inauguração desse canal de atendimento presencial, o Presidente da República Jair Bolsonaro foi enfático ao mencionar que não quer filtro nas informações e que devem chegar frias para ele saber o que está acontecendo, para que junto com sua equipe sejam tomadas as decisões. Vale o registro que a Ouvidoria da Presidência foi recentemente premiada pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), que destaca as boas práticas de ouvidoria pelo Brasil.

Que possamos cada vez mais criar canais abertos de interação com os cidadãos para não somente atender aos anseios da sociedade, mas também para materializar os conceitos de uma gestão colaborativa que chama e escuta os usuários do serviço público.

foto ouvidor-geral do estado do rio grande do sul, Carlos Renato Vargas de Abreu

Carlos Renato Vargas de Abreu
Ouvidor-Geral do Estado
Site: https://ouvidoriageral.rs.gov.br
E-mail: ouvidoria@gg.rs.gov.br
Telefone: (51) 3288.6115

Registros: www.centraldeinformacao.rs.gov.br/ouvidoria

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