Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ouvidoria-Geral lança projeto "Ouvidoria Vai À Escola"

Publicação:

Ouvidor-Geral do Estado e participantes.
Ouvidor-Geral do Estado e participantes.
Por Thallya Scariot

A equipe da Ouvidoria-Geral do Estado, em parceria com a Ouvidoria de Educação e interlocutores das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), lançou, no decorrer do mês de maio, a iniciativa “Ouvidoria Vai À Escola”. O projeto, que começa pelas escolas de Porto Alegre (1ª CRE), visa divulgar o serviço de ouvidoria e promover a participação da comunidade escolar na gestão da educação pública gaúcha.

Nesta primeira fase, serão visitadas escolas de Ensino Médio dos municípios sede das Coordenadorias Regionais mais próximas da região metropolitana (1ª ; 27ª; 12ª; 28ª; 2ª; 6ª; 3ª e 4ª CRE). Um dos objetivos das visitas é o de promover a educação cidadã, difundindo o conhecimento a respeito do funcionamento do Estado, da divisão e atribuições dos poderes e da lógica de participação comunitária na tomada de decisões públicas.

O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, elogia a iniciativa e destaca a importância da participação da comunidade escolar:

“Este é um projeto maravilhoso e significativo, pois traz muito aprendizado aos nossos alunos e, até mesmo, aos professores, além de promover a participação da comunidade na gestão da educação pública gaúcha. Com essa aproximação, quebra-se aquele tabu que o canal de ouvidoria serve, unicamente, para reclamação”, explica.

Para os gestores da Secretaria Estadual da Educação, serão oferecidas informações gerenciais, por meio de relatórios, que favoreçam intervenções sistêmicas no funcionamento das escolas. Será realizada, também, ações para aproximar a articulação da Ouvidoria com a comunidade escolar e suas representações como conselho escolar e grêmio estudantil.

Após analisar as manifestações recebidas e encaminhá-las aos setores de competência, serão solicitadas as informações e providências necessárias. A Ouvidoria irá realizar o acompanhamento dessas medidas tomadas pela gestão para a melhoria ou solução dos problemas apontados pelas escolas. A escolha de outras Coordenadorias para visitas será feita durante o desenvolvimento da segunda fase do projeto.

Ouvidoria-Geral