Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Casa Civil
Início do conteúdo

Projeto RHE Previdência foi apresentado no IPE Prev

Publicação:

foto com José Guilherme Kliemann fazendo palestra a uma plateia
Projeto RHE Previdência foi apresentado em reunião do IPE Prev - Foto: Silvia Martins

O encontro de apresentação do projeto RHE Previdência, que viabilizará a melhoria da gestão previdenciária a partir da utilização do sistema existente no Estado, ocorreu na tarde de quinta-feira (30/5) no Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Prev). Ao abrir as atividades, o presidente José Guilherme Kliemann disse que este projeto é muito importante para que se possa iniciar a transformação do instituto, a fim de que ele se torne, de fato, o gestor único da previdência. Nesse sentido, vários passos já foram dados. Com a separação dos instituto em duas áreas (saúde e previdência), buscou-se maior eficiência na gestão e na administração de dados, acentuando-se as competências específicas.

Conforme explicou Kliemann, observando os marcos regulatórios e colocando em prática o que já está previsto em lei, daqui para a frente o IPE Prev terá uma dimensão inédita, garantindo a proteção social das futuras gerações, por meio da concessão de aposentadorias e pensões. “A administração do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) agora é nossa missão. Precisamos do engajamento e da necessária integração de todos”, disse.

O diretor de Previdência, Ari Lovera, abordou a questão da importância dos benefícios previdenciários e do programa pró-gestão, explicitando as áreas de intervenção e a questão das certificações. Além disso, apresentou alguns números sobre o contingente de aposentados e a evolução patrimonial dos fundos previdenciários, que têm alcançado resultados satisfatórios.

Um grupo de trabalho foi criado para viabilizar tecnologicamente o projeto. Coordenado por Carmem Saldanha, é integrado por Pedro Almeida, Cinara Francisco, Jane Burdulis, Felipe Duarte e Ieda Wagner. Até o momento, 20 ações foram implantadas e discutidas pelo grupo. Conforme Carmem, apesar de alguns detalhes pendentes e formalidades próprias a este tipo de projeto, muita coisa já está em curso, podendo os primeiros resultados serem sentidos.

Texto: Ascom IPE Prev
Edição: Secom

fonte: https://estado.rs.gov.br/projeto-rhe-previdencia-foi-apresentado-no-ipe-prev

Ouvidoria-Geral