Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Casa Civil
Início do conteúdo

Saiba como usar o Denúncia Digital 181 e colabore com a Segurança no RS

Formulário online recebe denúncias totalmente anônima sobre qualquer tipo de crime e encaminha para investigação

Publicação:

25160239 1947936 GDO
26111008-25160239-1947936-gdo.jpg

O Denúncia Digital 181 é um canal online, gratuito e protegido, aberto ao cidadão consciente da importância de informações confiáveis para o trabalho das forças de segurança e do seu papel em colaborar com as polícias para uma sociedade mais segura. Ele é o tema do segundo vídeo da série produzida pela Coordenadoria de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública (SSP) sobre os serviços prestados à população. A página no site da pasta, lançada em agosto de 2019, permite a qualquer pessoa repassar informações sobre crimes de forma totalmente anônima.

Assim como já ocorre pelo número de telefone do Disque-Denúncia 181, o fornecimento de pistas pode ser feito de forma gratuita, 24 horas por dia, sete dias por semana. A diferença está em agregar a agilidade e a praticidade da internet para facilitar o uso do canal. A medida integra as ações do eixo de atendimento ao cidadão dentro do RS Seguro e reflete as premissas de inteligência e investimento qualificado que orientam o planejamento do programa.

Para utilizar o Denúncia Digital 181, basta acessar a página no site da SSP em qualquer computador, tablet ou smartphone e completar o formulário. O preenchimento de dados pessoais é opcional e nenhum dado da sua navegação será gravado. Os únicos campos obrigatórios são um relato sobre o que ocorreu, a seleção do tipo de crime que envolve (tráfico de drogas, por exemplo), a cidade do fato e uma descrição do denunciado.

A página também permite ao cidadão anexar até dez arquivos de até 5 MB cada. Com isso, o denunciante pode enviar fotos, vídeos, planilhas, documentos e qualquer outro material que ajude na apuração do crime relatado. O material é recebido pela equipe do Disque Denúncia, vinculada ao Departamento de Inteligência de Segurança Pública (Disp) da SSP, que faz uma análise prévia e encaminha para o órgão competente (Brigada Militar, Polícia Civil, corregedorias etc.).

Podem ser repassadas tanto pelo Disque-Denúncia 181 quanto pelo Denúncia Digital 181 pistas sobre atuação de quadrilhas e gangues, abusos contra crianças, mulheres e idosos, desvios e omissões de servidores públicos, autoria de crimes, localização de foragidos, pontos de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, maus-tratos a animais e outros delitos. As informações fornecem material valioso para auxiliar as atividades policiais de prevenção e investigação.

Mas atenção: o serviço não atende quem tenha sido vítima de um crime. Nesse caso, o caminho correto é registrar uma ocorrência, o que também pode ser feito via internet, pela Delegacia Online, ou presencialmente em qualquer Delegacia de Polícia.

Texto: Carlos Ismael Moreira/Ascom SSP

Edição: Secom

.

Ouvidoria-Geral